Alunas de Poranga são Medalhistas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica das Escolas Públicas

19 de outubro de 2016 - 12:49

Estudantes da rede publica municipal de Poranga destacam se na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica OBA. Foram premiadas as alunas Ana Beatriz da Sena Silva 9º ano, com medalha de prata e Nikaely dos Santos Rodrigues 9º ano, com medalha de bronze, ambas estudam na Escola Itelvina Silvina de Pinho situada na sede do município de Poranga. Os alunos da escola também participam da (MOBFOG) Mostra Brasileira de Foguetes e são destaques na página da Olimpíada na internet com imagens dos lançamentos feitos pelos alunos.  

“Esse resultado nos enche de orgulho, pois é o reconhecimento do ótimo desempenho da nossa rede de ensino, da qualidade de nossos professores e o bom desempenho de nossos estudantes com o apoio total do núcleo gestor da escola, pois estes nos incentivam a continuar persistindo. Tanto que o número de medalhistas que estudam na escola municipal Itelvina Silvina de Pinho que ganharam medalhas dobrou em comparação com o ano passado”, lembrou o coordenador de Matemática e Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II, professor Cleuton Lima. Neste ano a rede municipal de Poranga participou da competição com cerca de 100 alunos.

A missão principal é despertar o gosto por astronomia, incentivar as escolas a participarem de competições nacionais de conhecimentos e revelar alunos talentosos através das Olimpíadas Nacionais de Conhecimento.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.