Encontro Estadual da Superintendência fortalece acompanhamento das gestões escolares

26 de janeiro de 2024 - 13:41

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na última terça e quarta-feira (23 e 24), em Fortaleza, o Encontro Estadual da Superintendência Escolar 2024. A ação tem o objetivo de orientar o trabalho dos profissionais que dão suporte diretamente aos gestores das escolas da rede pública estadual cearense. O evento é promovido por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Escolar para Resultados de Aprendizagem. A secretária Eliana Estrela esteve presente durante a abertura.
A Regional CREDE 13 esteve representada pela orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CEDEA), Claudia Santana e pelos superintendentes: Leônidas Bezerra, Marly Leonardo, Eliêda Carvalho, Willian Lopes, Marcos Silva e Luzia Azevedo.
A Superintendência Escolar é um serviço desenvolvido por técnicos que atuam na sede da Seduc e em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Os profissionais têm a missão acompanhar e apoiar a gestão das unidades de ensino, fomentando um movimento de reflexão e ação em torno de três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão.
A programação do encontro contou com palestras, oficina e momentos de debate. Os participantes receberam o documento “Protocolos do Circuito de Gestão Cearense”, que visa orientar e sistematizar os principais procedimentos para a gestão educacional. O método do circuito já fazia parte da estratégia da Seduc desde 2017, no contexto da parceria com o Instituto Unibanco. A novidade é que os protocolos atuais contemplam mais diretamente a realidade do estado, permitindo que os profissionais tenham acesso a subsídios contextualizados e enriquecidos.

Fonte: site da SEDUC/CE